melhores fotografos mundo

Quem são os 10 melhores fotógrafos do mundo? Essa foi uma pergunta feita por um cliente em uma prosa entre um clique e outro. Existem muitos fotógrafos de todas as nacionalidades reconhecidos pelo seu excelente trabalho, mas quais seriam os melhores entre os melhores?

Essa é uma pergunta MUITO difícil de responder, porque recai em uma decisão bastante particular. Os critérios são bastante subjetivos: O que os torna os melhores fotógrafos do mundo? Por que eles são considerados os melhores fotógrafos do mundo? Qual é a filosofia deles sobre fotografia? Como eles inspiram outras pessoas com seu trabalho?

Parti dessa última pergunta para tentar elaborar uma lista do que são, para mim, os 10 fotógrafos que mais influenciaram no meu trabalho e na minha trajetória profissional, sendo grandes referências, por motivos diferentes: alguns pelo olhar, outros pela maneira que enxergam a fotografia e outros pela criatividade e pioneirismo em suas áreas.

A lista não tem nenhuma ordem específica. Vamos a ela?

#1. Annie Leibovitz

Annie Leibovitz é uma fotógrafa de retratos americana que capturou através de suas lentes quase todo mundo, de Mick Jagger a The Clinton. Ela ganhou destaque pela primeira vez na década de 1970 com seu trabalho para a revista Rolling Stone, e desde então suas fotos passaram a figurar nas capas de publicações super famosas como Vanity Fair e Vogue.

Seu trabalho é altamente estilizado, muitas vezes fazendo uso de cores fortes e efeitos de iluminação dramáticos. Além de retratos, ela também produziu várias exposições notáveis de fotografias, como “Women: New Portraits”, em que reuniu retratos de mulheres importantes para a sociedade como Michelle Obama, Adele e Lupita Nyong’o.

#2. Bob Wolfenson

Brasileiro, Wolfenson é fotógrafo de retratos e documentários. Seu trabalho já foi publicado em várias revistas internacionais de renome, incluindo Stern, Time, Life, Newsweek, Harper’s Bazaar e Rolling Stone. Seu olhar geralmente se concentra em questões sociais e direitos humanos.

#3. Steve McCurry

Indiscutivelmente um dos fotógrafos mais famosos do mundo, Steve McCurry é conhecido por suas imagens coloridas evocativas. Ele ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez por sua cobertura da Guerra Soviético-Afegã, e passou a fotografar conflitos na Bósnia, Camboja e Líbano, entre outros lugares.

Seu trabalho muitas vezes se concentra no aspecto humano do conflito, com o objetivo de mostrar a dignidade e resiliência das pessoas em meio a dificuldades. Em 1984, ele infamemente entrou no Afeganistão disfarçado de nativo para capturar algumas de suas imagens agora icônicas.

#4. Sebastião Salgado

Sebastião Salgado – Uma inspiração para todos os fotógrafos

Salgado é fotógrafo e fotojornalista brasileiro de documentários sociais. Ele é membro da agência Magnum Photos desde 1994. Seu trabalho se concentra em temas como pobreza, trabalho e questões ambientais.

As obras mais famosas desse fotógrafo incluem suas imagens de minas de diamantes em Serra Leoa e plantações de café no Brasil. Sebastião Salgado ganhou vários prêmios por sua fotografia, incluindo a World Press Photo of the Year em 1992.

#5. Gordon Parks

Parks foi o primeiro fotógrafo afro-americano a ingressar na revista Life. Em sua longa carreira, abrangeu diversas áreas, como fotografia de moda, fotojornalismo, retratos e cinema. Seu trabalho frequentemente destacava questões de raça, preconceito e classes na América.

#6. Walker Evans

Walker Evans é mais conhecido por seu trabalho como fotógrafo para a Administração de Segurança Agrícola durante a Grande Depressão, mas ele também foi um fotógrafo de rua talentoso. O trabalho de Evans capturou a vida cotidiana dos americanos durante uma época de grandes dificuldades, e suas imagens são algumas das mais icônicas já tiradas.

#7. Diane Arbus

Diane Arbus é uma das fotógrafas mais influentes do século XX, conhecida por seus retratos de grupos marginalizados como artistas de circo e travestis. O trabalho de Arbus muitas vezes desafia nossos preconceitos sobre outras pessoas, e sua visão única teve um impacto profundo em gerações de fotógrafos.

#8. Andreas Gursky

Andreas Gursky, fotógrafo alemão, é mais conhecido por suas fotografias de paisagens em grande escala, que retratam ambientes naturais e artificiais em detalhes notáveis. O trabalho de Gursky muitas vezes aborda temas como consumismo e globalização, e tem uma “pegada” bastante provocativa.

#9. Henri Cartier-Bresson

Nascido em 1908 em Paris, Henri Cartier-Bresson foi um fotógrafo francês considerado o pai do fotojornalismo moderno. Ele começou sua carreira como pintor, mas rapidamente se voltou para a fotografia, e na década de 1930 ele estava trabalhando para revistas como Vogue e Harper’s Bazaar. Em 1952 ele co-fundou a influente agência Magnum Photos com os colegas fotógrafos Robert Capa, David “Chim” Seymour e George Rodger. Suas imagens mais conhecidas incluem uma foto de um homem pulando sobre a Ponte Vecchio em Florença e uma série documentando a vida na China do pós-guerra. Cartier-Bresson morreu em 2004 aos 95 anos.

#10. Anne Geddes

Anne Geddes - Fotógrafa Newborn

A australiana Anne Geddes é uma fotógrafa autodidata que “inventou” um gênero: a fotografia newborn tal qual como em destaque hoje. Ela empreendeu um negócio de alto impacto visual: fotografias de bebês ou crianças pequenas caracterizadas como personagens de contos de fadas.

Seu livros já vendaram mais de 18 milhões de cópias ao redor do mundo sendo uma referência pelo seu empreendedorismo e pela qualidade técnica de seu trabalho em um nicho em que foi pioneira.

E a sua opinião?

Gostou da minha seleção? E você? Qual a sua lista de melhores fotógrafos do mundo?