fotografo como ganhar dinheiro com fotos

Percebo que muitos fotógrafos, não apenas iniciantes, apostam todas as fichas do seu negócio na prestação de serviço. O profissional monta um estúdio, se especializa em alguma área (ensaios sensuais por exemplo), trabalha o boca a boca, algumas vezes anuncia em plataformas e reza pelo fluxo de clientes. 

Acontece que muitas vezes esse fluxo não é constante como as contas, que não param nunca de chegar, com a mesma frequência.

Mesmo aqueles que tem uma boa procura de clientes, acabam “deixando dinheiro na mesa” por não explorar outras inúmeras possibilidades, oferecendo também produtos, além do serviço, aos seus próprios clientes. O resultado? Muitos fotógrafos, tecnicamente excelentes, acabam então desistindo da fotografia por não conseguir criar um negócio de fato lucrativo e previsível.

A questão é que seu negócio de fotografia pode ser muito maior que apenas os ensaios e sessões contratadas. Por que não vender produtos, tais como quadros, com suas fotos? Por que não criar outras fontes de receita complementar DENTRO da própria fotografia?

Neste post, vou compartilhar 7 ideias para fotógrafos ganharem dinheiro com seu trabalho, além das tradicionais sessões e trabalhos contratados. Vamos lá?

1) Venda suas fotos para sites de banco de imagens

Se você tem fotos incríveis que poderiam ser usadas para fins comerciais, você pode vender suas fotos para sites de banco de imagens. Existem muitos sites diferentes que vendem fotos, e você pode ganhar bastante dinheiro se suas fotos forem vendidas. Alguns dos principais sites de banco de imagens incluem o iStockPhoto, Shutterstock e Fotolia.

2) Envie suas fotos para concursos de fotografia

Se você é um bom fotógrafo, pode tentar enviar suas fotos para concursos de fotografia. Existem muitos concursos de fotografia online e offline que você pode participar, e alguns deles oferecem prêmios em dinheiro.

3) Crie e venda produtos fotográficos

Muitos fotógrafos ignoram a possibilidade de vender produtos e pensam seu negócio apenas como prestação de serviço. Você pode criar e vender vários produtos com suas fotos, como camisetas, canecas e quadros.]

curso de quadros
Curso de Quadros – Que tal emoldurar suas fotos e vendê-las como lindos quadros decorativos?produto?

Falando um pouco mais sobre esse último produto, o mercado de decoração tem crescido muito no Brasil. Se você não sabe como poderia emoldurar e trabalhar a venda de quadros e/ou produtos semelhantes, como plaquinhas decorativas em MDF, tem até curso ensinando passo a passo como fazer isso. É o caso do Lucre com Quadroscurso de quadros online criado pelo professor e empreendedor Allan Peron, que ensina a seus alunos como explorar esse rentável nicho. 

4) Venda suas fotos para revistas e jornais

Outra maneira de ganhar dinheiro com suas fotos é vendê-las para revistas e jornais. Se suas fotos forem selecionadas, você poderá receber uma boa quantia de dinheiro.

5) Dê aulas de fotografia

Se você é um fotógrafo experiente, pode dar aulas de fotografia para aqueles que desejam iniciar no ramo profissionalmente ou como hobbie. Você pode fazer isso online ou offline. Uma dica nesse sentido é “pensar fora da caixa”: muitos já dão cursos de fotografia básica, mas você pode criar treinamentos mais específicos, sobre algum problema comum no mercado ou sobre um nicho em evidência tais como: fotografia newborn, como vender mais álbuns, uso criativo da luz, etc.

6) Crie um blog de fotografia ou canal de vídeos sobre fotografia

Se você gosta de escrever, pode criar um blog sobre fotografia. Já se tem facilidade com gravação de vídeos, que tal lançar um canal no YouTube? Essa pode ser uma ótima maneira de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas e gerar renda por meio de anúncios ou marketing de afiliados.

7) Parcerias com hotéis, pousadas ou atrações turísticas

Certa vez, viajando com minha família, me deparei algumas vezes com um fotógrafo que, em alguns momentos do dia  transitava na área de recreação fazendo fotos totalmente sem compromisso, registrando aquele momento de descontração e lazer com fotos certamente melhores que as tiradas pelos celulares do pais.

As fotos eram expostas em um “varal” no hall do hotel e quem quisesse poderia adquirí-las. Vi muitos pais (muitos mesmo) comprando as fotos. Alguma sessão foi marcada? Ele precisou gastar algo com anúncios? Precisou abordar o cliente? Não para todas as perguntas – ele apenas pensou fora da caixa, estabeleceu uma parceria com o hotel e criou uma forma de faturar um extra na fotografia em horários que certamente estaria parado.

E aí? Bora faturar mais?

Quer você queira vender impressões, fotos de banco de imagens ou dar aulas em workshops, há várias maneiras de ganhar mais dinheiro com sua câmera. 

Nesse artigo quis apenas provocar essa reflexão e dar algumas opções aqueles que focam apenas nas sessões fotográficas. A questão é “pensar fora da caixa” e explorar as várias possibilidades que nosso mercado possibilita.